As Dimensões do Marketing

11-11-2021


DIMENSÕES DO MARKETING

São três componentes básicos para definir as dimensões do Marketing.

Atitude, Estratégia e Técnica

Primeiro temos:

  • Atitude: Antes mesmo de ter uma atitude de marketing a empresa tem que saber e decidir o que vai produzir baseado no que os consumidores querem comprar, ou estão, dispostos a comprar.

Depois tem que avaliar quanto os consumidores estão dispostos a pagar por este produto pode-se determinar o preço.

Após a determinação do preço tem que ajustar este produto a política de comunicação. Isto quer dizer, avaliar o posicionamento do produto no mercado, procurar saber o que se pensa deste produto e o que estimula estas pessoas a comprá-lo.

A empresa decide agora organizar uma rede de distribuição, ou serviço comercial de conformidade com os hábitos e às exigências dos consumidores.

Uma boa atitude de marketing vai ser baseada em função dos consumidores, e não em função de quem quer produzir o produto, porque isto, seria da parte da empresa uma atitude egocêntrica.

E necessário conhecimento dos mercados para a empresa decidir, pois os consumidores valorizam os benefícios, e não os produtos.

A empresa tem que aproximar dos seus clientes isto é a missão de toda empresa. Tudo é baseado no que já aconteceu, e não no futuro. Deve-se estar de olho na concorrência.

· Estratégia: O marketing define-se como estratégia que responde a questões como: Quais são os objetivos de Vendas, quotas do mercado, margens, etc.?

Quem são os concorrentes actuais e a suas estratégias?

Quais são os partes de mercados a privilegiar e fins que se procura conquistar e fidelizar?

Qual a posição deve-se ocupar nas mentes dos clientes?

A estratégia engloba o marketing mix produto, preço, distribuição, comunicação. Quem estabelece a estratégia de marketing na empresa é a direcção - geral. A estratégia é concretizada em mercados, segmentos, marcas e produtos.

· Técnicas: A partir das dificuldades que as empresas sentiram em conhecer o mercado, ajustar e atuar sobre o mesmo, é que apareceram as técnicas do marketing.

A utilização de técnica do marketing começou no século XX. Hoje existem novas regras e modelos para ser ultilizados.

O modelos são classificados em:

  • Linguagem: Identifica -se os modelos verbais, lógicos e matemáticos.
  • Domínio de aplicação: Existem modelos para saber o comportamento do consumidor.
  • Natureza dos serviços prestados: Seguir modelos descritivos do que vai acontecer e modelos normativos do que se deve fazer.
  • Seus próprios limites: A recolha e tratamento de dados são complexos , difíceis de compreender e dispendioso é necessários técnicas.
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