A teoria dos 4 PS do Marketing Digital
A Teoria do 4 Ps do Marketing digital teve início no ano de 1960 já passou por diversas revisões, principalmente para se adaptar à era digital. Esses conceitos continuam ajudando nas decisões das empresas.
Na década de 1960, foi que surgiu o livro "Basic Marketing: A Managerial Approach", Jerome McCarthy propôs as quatro variáveis do Composto de Marketing: Preço, Produto, Distribuição e Comunicação.
O responsável por popularizar esse conceito foi Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno. No seu livro "Marketing Management", lançado em 1967, o autor apresentou essas variáveis, citando McCarthy, como a principal classificação do Composto de Marketing.
Os 4 Ps do Marketing representam os quatro pilares de uma estratégia - Produto, Preço, Praça e Promoção.
P de Produto - É o produto que satisfaz as necessidades dos consumidores e oferece benefícios para a sua vida . O produto tem ciclo de vida.
P de Produto envolve decisões de :
- Qualidade;
- Características e opções (Cores , tamanho);
- Design do produto e da embalagem;
- linhas de produtos;
- Branding do Produto;
P de Preço - O preço é determinante na construção da imagem. É único P que gera receita para a empresa. O P de preço não define cuanto custa um produto, mas tem haver com qual é o posicionamento desta marca no mercado e o seu valor.
O que é posicionamento - É A Definição clara de como o produto ou serviço serão apresentados ao mercado . O Posicionamento forma como o produto é definido pelos consumidores quanto aos seus atributos mais importantes é o lugar que ele ocupa na mente do consumidor.
O P de preço envolve:
- Formação do Preço ;
- Variações Regionais com suas políticas de desconto;
- Condições de pagamento e formas de pagamento( quanto o consumidor está disposto a pagar pelo produto);
O P de Distribuição - Refere-se aos canais de distribuição e aos pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais . É por meio deste P que se define como é que o produto vai chegar ao consumidor.
P de Praça envolve decisão:
- Canais de distribuição;
- Cobertura de distribuiição
- Ponto de Venda
- Regiões de Venda
- Locais de Stock
- Logistica
O P de Comunicação - O P de promoção é responsável por comunicar sobre a marca ao público- alvo. E preciso saber quais os canais de comunicação que estão o seu público alvo, pois de nada adianta divulgar em canais que eles não estão.
As estratégicas de promoção despertam o interesse e criam a expectativa do consumidor sobre os atributos tangíveis e intangíveis do produto.
O 'P' de promoção nada mais é do que a maneira de divulgação do produto. Não se trata apenas dos canais de divulgação, mas também da comunicação e da linguagem (formal ou informal) que será usada para atingir suas personas.
Resumidamente, como você vai tornar sua marca conhecida e fazer com que seu produto atenda às necessidades e desejos do seu público.
Está comunicação deve estar alinhada ao que o produto entrega, caso contrário gera a insatisfação do cliente.